Finalmente chegou a hora do seu grande momento: seu intercâmbio! Você viaja para o outro lado do mundo e já tem sua acomodação toda preparada por um período de tempo. Mas, quando esse período acaba, você tem que achar outro lugar para morar. E aí, o que fazer?! No post de hoje vou dar dicas de como encontrar seu cantinho e não se meter em nenhuma furada.

  • Morar próximo da escola/trabalho vale a pena ou não?

Morar perto da sua escola ou trabalho é uma facilidade muito grande. A Austrália é um país com uma rede de transporte muito eficiente, mas que não é barata. Se você encontrar um apartamento perto de onde vai passar a maior parte do seu tempo, vai facilitar muito a sua vida e irá economizar em um momento importante. Então, no inicio é uma boa escolha morar próximo a sua escola, com o tempo, após conhecer bem a cidade onde está morando, você decide se quer se mudar ou não..

  • Onde procurar um apartamento/casa?

Existem diversos meios de achar um apê aqui na Austrália. Você pode fazer suas pesquisas nos grupos de facebook de acomodação ou de brasileiros que residem na sua cidade, como por exemplo, aqui em Gold Coast nós temos grupos como “brasileiros em gold coast”ou “gold coast acomodação” que sempre tem muitas opções disponíveis. Outro meio é procurar no site: Guntree. Esse site é um “compra e venda” de todo tipo de produto, onde pessoas de toda nacionalidade anuncia as vagas, seja single room ou share room. Outra opção é o site: realestate. Esse é um site em que as imobiliárias anunciam os apartamentos e casas disponíveis na cidade. Você pode procurar por bairro, número de quartos ou valor.

  • Como conseguir um contrato?

Você pode também aplicar em uma imobiliária para ter o contrato do imóvel por um período de tempo (normalmente é um período de no mínimo 3 meses). Mas como conseguir? Não é tão fácil, você precisa comprovar alguns documentos, que vão somando pontos até 100 (cada agência tem sua própria política, mas normalmente elas seguem o mesmo padrão). Há necessidade de comprovar que é maior de idade; ter passaporte ou carteirinha de estudante ou identidade (australiana); uma conta como seu nome (como conta de luz, água, telefone etc); contrato de trabalho; ultimas folhas de pagamento ou extrato bancário e referências.

  • O que é Bond? 

Bond é um adiantamento que o proprietário do contrato pede para cobrir qualquer dano que o imóvel venha sofrer. Você paga no primeiro dia que entra na casa e recebe quando a deixa. Normalmente são duas semanas de adiantamento.

  • Cuidados a serem tomados

Morar em uma casa com amigos de diferentes países e culturas é entusiasmante, mas você deve tomar alguns cuidados. Antes de entregar o dinheiro do bond, peça para assinar um contrato com seu nome, data que está entrado e o valor do seu bond, as regras e direitos que você tem. Tome cuidado para manter a casa organizada e limpa, pois isso pode interferir no momento de receber de volta o seu dinheiro. Tenha certeza que concorda com as regras da casa antes de começar viver lá (ninguém merece ficar mudando toda hora- eu sei bem como é isso, hahaha).

Esse é um resumo de como funciona a acomodação na Austrália. Não se esqueça dessas dicas, são valiosas! 

Espero que você tenha uma ÓTIMA experiência nessa nova fase da sua vida, morando sozinho, pagando seu próprio aluguel… isso nos enriquece e nos faz mais maduros e fortes.

Te vejo na Austrália! 😉

Olá
Podemos te ajudar!