Fazer um intercâmbio é uma experiência extremamente enriquecedora e transformadora.
E se você chegou até aqui, acredito que você já saiba o quanto essa experiência pode fazer a diferença na sua vida pessoal e profissional.
Mas, para embarcar tranquilo nesse sonho, ter o apoio das pessoas que amamos faz toda a diferença, não é mesmo?
Sabemos que às vezes é difícil para a nossa família entender esse sonho por vários motivos, como pouca idade, em outros casos por medo de você deixar seu trabalho ou trancar a faculdade e outras vezes ainda, simplesmente, pelo medo da distância e da saudade que irão sentir. E é perfeitamente normal que as pessoas que nos amam se preocupem conosco.
Se você anda sonhando com sua viagem internacional e precisa de uma ajudinha para deixar sua família tranquila com essa ideia, veja as nossas dicas infalíveis de como convence-los do seu intercâmbio.

1. APRESENTE A IDEIA
Pesquise bastante sobre o seu destino, as escolas e tudo que precisará organizar para que o projeto se realize. Organize as informações e capriche na apresentação. Mostre que está levando o projeto a sério e que a ideia está dentro das suas possibilidades.
Antecipe as perguntas que podem surgir e se prepare para responder: para onde quer ir, o que vai fazer no seu destino, onde irá se hospedar e quanto irá custar. Deixe tudo preparado e mostre a eles o quanto você está engajado e comprometido com o seu sonho.

2. APRESENTE OS BENEFÍCIOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E ACADÊMICOS
Estudar fora e viver experiências multiculturais fará com que seus horizontes se expandam. Você vai se tornar mais responsável e independente e vai aprender muito sobre vários lugares do mundo e principalmente sobre si mesmo. Além disso, se tornar fluente inglês pode fazer muita diferença na sua vida acadêmica e profissional.
Uma experiência de intercâmbio pode lhe dar uma grande vantagem competitiva sobre os outros concorrentes durante uma busca por estágio ou trabalho e ser bilíngue pode te proporcionar um salário mais alto.
Seja sincero e mostre que você quer muito realizar esse sonho. A nossa família sempre quer que tenhamos um futuro de sucesso e eles com certeza precisarão levar em conta o diferencial que o intercâmbio te proporcionará.

3. MOSTRE QUE VOCÊ ESTARÁ EM SEGURANÇA
É extremamente natural que sua família se preocupe com você e sua segurança. Deste modo, mostre que você leva a sério as preocupações deles. Mostre que você tem responsabilidade, que irá se cuidar e que caso ocorra qualquer imprevisto, você poderá contar com a sua agência. Ainda nesse sentido, procure uma agência séria e credenciada pelos órgãos de educação do país (A Yep é acreditada pelo Education New Zealand e pelo ICEF, então vem com a gente que você está seguro), envie os contatos dos seus agentes para os seus pais.
Além disso, caso esteja organizando seu intercâmbio para a Nova Zelândia, vale mencionar que há muitos anos a Nova Zelândia ocupa o top 5 de países mais seguros do mundo, tendo ficado em segundo lugar em 2019. Além disso, o país é o menos corrupto do mundo e um dos melhores em educação.
Isso irá deixa-los mais tranquilos em relação a escolha do seu destino.

4. SE COMPROMETA
Assuma a responsabilidade da realização do seu sonho. Estude mais inglês, se prepare e organize todos os passos. O SONHO É SEU, deste modo, cuidado para não relaxar e colocar o projeto nas mãos dos seus pais ou familiares, é você o principal interessado e você precisa se mostrar comprometido.
Junte seu dinheiro e/ou ajude seus pais como puder, afinal, fazer um intercâmbio é um investimento alto. Procure economizar e reservar tudo que puder para a sua viagem Seu esforço irá mostrar à sua família que você está fazendo sua parte e eles ficarão felizes em te ajudar como puderem.

5. USE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR
Inclua as pessoas que você mais ama nessa jornada! Hoje em dia não faltam tecnologias que favoreçam o contato com as pessoas que estão fisicamente longe da gente. Então, envie muitas mensagens, faça chamadas de vídeo com frequência e faça com que eles se sintam parte da sua nova realidade.
Conte sobre suas experiências e compartilhe seus sentimentos com eles. Ver sua felicidade fará com que sintam que valeu a pena sonhar com você.

Se fazer intercâmbio é o seu sonho, siga nossas dicas e se prepare para viver uma experiência inesquecível!
Ainda está em dúvida sobre o seu destino? Leia o texto que segue e descubra Por quê a Nova Zelândia?

Olá
Podemos te ajudar!