Se você está se organizando para fazer a viagem internacional dos seus sonhos , emitir o seu passaporte é o primeiro passo para a concretização desse projeto, uma vez que sua apresentação será imprescindível para a entrada na maioria dos países. Tirar o seu passaporte é extremamente simples e a solicitação pode ser feita on-line .

O passaporte é um documento emitido pela Polícia Federal e embora você possa fazer a solicitação por meio da internet, você precisará comparecer a um posto por duas vezes: uma para apresentar os documentos originais, colher digital e tirar a foto do passaporte e outra vez para buscar o seu documento.

Veja como fazer neste passo a passo:

  1. ORGANIZE OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS:
  • Documento de Identidade: Pode ser a Carteira de Identidade (RG), Carteira de Habilitação ou Carteira de Trabalho. O passaporte anterior também é válido.
  • CPF: Se o número constar no documento de identificação não é necessário apresentar o original
  • Certidão de Casamento – Caso tenha alterado seu nome
  • Certificado de Naturalização, para os naturalizados.
  • Passaporte anterior, se houver.

Durante seu atendimento no posto da Policia Federal haverá uma checagem da sua situação eleitoral e serviço militar, portanto, é extremamente importante que esteja tudo certinho nesse sentido. Caso a checagem aponte alguma divergência, será importante apresentar o título de eleitor, comprovante de votação ou de serviço militar. Portanto, cheque como está a sua situação e mantenha os documentos em dia.

Você consegue conferir sua situação  eleitoral no site do TSE no link: http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral

E a sua situação militar no site: https://www.alistamento.eb.mil.br/cidadao/situacao.action

  1. Preencha o formulário de solicitação no site da Polícia Federal

Entre no site da PF para fazer o preenchimento dos seus dados no link: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/inicializacaoSolicitacao.do?dispatch=inicializarSolicitacaoPassaporte&UF=DF&CD_MUNICIPIO=9701&CD_LOTACAO=274

Os dados solicitados no formulário são simples e é bem fácil realizar o preenchimento. Você precisará ter seus documentos em mãos pois precisará fornecer os seus dados pessoais, documentos e dados complementares.  Faça o preenchimento com muita atenção para garantir que todas as informações estejam corretas. E,  caso tenha preencha algo errado, avise antes do atendimento no posto da PF e eles irão alterar para que tudo fique correto.

  1. Confira os dados e faça a emissão da guia de pagamento

Após o preenchimento, confirme se os dados estão corretos e gere um protocolo de solicitação e a Guia de Recolhimento da União, que deverá ser paga em seguida.

  1. Pague a taxa de emissão

A taxa para a emissão do passaporte é atualmente R$257,25. Você vai gerar essa guia para pagamento logo após o preenchimento do formulário. Faça o pagamento em qualquer banco e guarde o comprovante.

  1. Agende seu atendimento no posto da Polícia Federal

Você só poderá agendar seu atendimento após o pagamento da guia. Geralmente o sistema libera o acesso no dia seguinte ao pagamento, quando geralmente é feita a compensação bancária.

Com o comprovante de pagamento em mãos, acesse novamente o site da PF, clique em “Agendamento de Atendimento” e forneça o número do seu protocolo, CPF e sua data de nascimento. Em seguida, o sistema indicará as cidades e postos mais próximos de você e os dias e horários disponíveis para atendimento.

  1. Compareça ao posto da Polícia Federal

Após o agendamento, compareça no dia e horário marcado ao posto da PF com todos os documentos originais necessários. A apresentação do comprovante de pagamento não é obrigatória, mas pode ser importante caso haja alguma divergência ou erro no preenchimento dos seus dados.

O atendimento no posto da PF costuma ser bem rápido e depois de apresentar seus documentos, tirar sua foto e coletar suas digitais, você receberá um protocolo com a data provável da entrega do seu documento. Após esse procedimento, o prazo solicitado geralmente é de 6 dias úteis.

  1. Busque seu passaporte

Compareça ao posto com um documento de identidade original e retire o seu companheiro de viagens! O passaporte é válido por 10 anos então você poderá viajar com ele por bastante tempo.

Olá
Podemos te ajudar!