Encontrar um emprego em seu país de origem às vezes pode ser um desafio, imagina estando em outro país com um idioma e cultura diferentes?

Pode ser um pouco mais complicado!

Quando cheguei à Nova Zelândia, não tinha ideia por onde começar e como fazer as pessoas confiarem em mim e me darem uma oportunidade. Eu só queria ganhar algum dinheiro e estava com muita vontade de aprender e tentar, mas com o tempo descobri que alguns empregos exigiam experiência no país e eu não tinha nenhuma, na verdade só precisava da minha primeira oportunidade. Depois disso, eu teria alguma experiência na NZ.

Durante esse período, tentei diferentes maneiras de conseguir empregos, recebi alguns “nãos”, pesquisei, perguntei às pessoas e no final encontrei meu primeiro emprego. Depois disso foi fácil porque eu sabia o que tinha que fazer. Também aprendi algumas lições valiosas e vou compartilhar aqui as 5 dicas que me ajudaram a começar e talvez também possam ser úteis para você:

1. Prepare seu currículo – Faça uma revisão de seu currículo com base em como os kiwis o vêem; na Nova Zelândia, as habilidades sociais são tão valorizadas quanto as habilidades técnicas. É importante também explicar sobre as experiências que você teve em seu país de origem e escrever de uma forma que os empregadores possam ver que é transferível. Deve ficar claro que você também pode usar essa habilidade específica em outras funções.

2. Candidate-se a empregos – Sim, não a apenas um ou dois, tente a sorte! Não pense que você não é capaz de fazer este tipo de trabalho ou aquele outro, a única maneira de entender se você conseguirá a oportunidade é tentando. Candidatar-se a mais empregos dá a você uma chance maior de conseguir um emprego real e talvez lhe dê opções de escolhas.

3. Vá aos lugares pessoalmente – Muitas pessoas subestimam a importância desta etapa, às vezes se você estiver no lugar certo na hora certa é tudo que você precisa. O trabalho será seu.

4. Informe as pessoas que você deseja trabalhar – Ter contatos é atualmente uma das soluções para a maioria dos problemas e, neste caso, funciona muito bem. O cara que você conheceu no albergue talvez saiba de uma oportunidade que acabou de surgir, a garçonete do café pode estar saindo e a pessoa no ponto de ônibus pode ser seu próximo chefe. Seja gentil e legal e converse sobre o que você está procurando. Você pode não conseguir uma entrevista, mas pode ganhar um bônus e fazer bons amigos ao longo do caminho.

5. Atitude positiva – Se aquele trabalho que você queria não deu certo, tudo bem, não era sua hora. Continue tentando e as coisas fluíram . O emprego certo para você chegará na hora certa.

Lembre-se que a YEP!Mundi pode te ajudar a progredir, dar-lhe todo o apoio na preparação do seu currículo e todo o suporte necessário.

Espero que essas dicas ajudem você a entender os primeiros passos para conseguir um emprego quando chegar no seu intercâmbio. Nós ajudaremos e apoiaremos cada etapa do caminho, e o desafio de encontrar seu primeiro emprego na Nova Zelândia se tornará uma conquista rápida com a atitude certa e resiliência.

Olá
Podemos te ajudar!