A partir do instante em que você decide embarcar no seu intercâmbio e viver a melhor experiência da sua vida, não faltam afazeres e decisões a serem tomadas. Logo que tudo estiver certo e a data definida, você precisa começar a preparar as coisas no Brasil para que não tenha nenhum problema durante a sua ausência.

A preparação para a sua viagem, vai muito além da organização das malas e da preparação da despedida dos amigos e familiares. Para não se esquecer de nenhum detalhe, preparamos essas dicas para que você possa viajar com a cabeça tranquila e burocracias resolvida

  1. Faça uma limpeza dentária e check-up completo da sua saúde                                                                                                     

Vá ao dentista cerca de 3 meses antes da sua viagem, assim você terá tempo suficiente para fazer algum tratamento, caso seja necessário.

Fazer um check-up completo da sua saúde também é extremamente importante para verificar se está tudo bem com você. Caso você tenha alguma condição delicada de saúde, aproveite para se tratar e evitar que tenha problemas durante sua estadia no exterior.

Se você usa óculos, faça uma revisão e peça ao seu médico uma receita em inglês com o seu grau para o caso de precisar comprar óculos novos ou lente de contato na sua viagem.

No caso das mulheres, é importante que tenham uma consulta com um ginecologista para fazer um exame preventivo e preparar a receita médica em inglês do anticoncepcional, uma vez que na Nova Zelândia esse tipo de remédio não é vendido sem receita. A receita em inglês também será imprescindível caso você queira comprar várias cartelas para usar por mais tempo.

2. Fale com o gerente do seu banco                                                                                                                                                           

É bem importante falar com o gerente para garantir o seu acesso pela internet à sua conta do Brasil durante o seu intercâmbio e verificar se há um e-mail ou um número de telefone para o qual possa ligar caso tenha algum problema.

3. Digitalize todos os seus documentos                                                                                                                                       

Escaneie tudo e leve em um pendrive, mande para o seu e-mail e salve no seu computador. É uma garantia caso perca e facilita muito se você precisar para alguma coisa durante o seu intercâmbio.

Nesse pendrive, coloque as traduções do diploma e histórico escolar que tenha feito para a matrícula na escola, sua carteira de motorista, RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Casamento e outros documentos que talvez nem sejam tão importantes durante a viagem, mas que vale a pena ter com você caso haja alguma necessidade.

Ah, também é importante enviar para os seus pais ou para alguma pessoa em quem confie todos os seus documentos digitalizados e todas as informações relacionadas ao seu intercâmbio, como cópia da passagem aérea, telefone e endereço da sua acomodação, contatos da escola e da sua agencia, assim eles se sentirão mais seguros e poderão entrar em contato caso haja algum imprevisto.

4. Se desfaça do que não for querer mais

Se você vai vender móveis e utensílios, se precisa devolver um imóvel de aluguel ou até mesmo alugar o seu imóvel, comece a ver isso bem antes da data da viagem para dar tempo de organizar tudo.

Avalie o que irá levar na viagem e veja se há alguma roupa ou qualquer coisa que queira doar.

5. Deixe procurações com alguém                                                                                                                                                   

Pense em alguém em quem você confia e converse com essa pessoa para que ela possa te representar em alguma questão burocrática que possa surgir no Brasil durante sua ausência. Nesse sentido, faça uma procuração de plenos poderes reconhecida em cartório para deixar com essa pessoa. Para as questões relacionadas à contas bancárias, será necessário fazer uma procuração específica para o seu banco, enumerando tudo que você autoriza que a pessoa faça em seu nome.

6. Quite e cancele as contas que estiverem no seu nome                                                                                                                 

Tente pagar todas as dívidas que puder antes da sua viagem, não há nada que pague uma viagem tranquila e sem preocupações. Não se esqueça de cancelar planos de internet, TV e celular, uma vez que  não irá utilizar esses serviços durante o seu intercâmbio. Se você vai devolver um apartamento alugado, cancele ou transfira qualquer serviço que esteja no seu nome.

7. Prepare os documentos que irá levar no voo                                                                                                                           

Organize os documentos que irá levar com você, como o seu passaporte, sua oferta da escola, seu visto, seguro de saúde, endereço de onde irá se hospedar, contato do seu transfer e da sua agência e a sua passagem aérea de ida e volta. É importante ter tudo fácil e em mãos para apresentar quando passar pela imigração e para que possa acessar facilmente caso seja necessário.

Olá
Podemos te ajudar!